CURSO DE FORMAÇÃO 2024

CURSO DE FORMAÇÃO 2024

As mudanças climático-ambientais e o debate na escola

Desde 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Semana de Geografia viu uma possibilidade de ofertar uma formação online para os professores interessados e inscritos no projeto. Com realização na última quarta feira de todo mês por meio da plataforma Google Meet, foi chamado esse momento de formação de Espaço de Debates, e foi um momento que problematizou questões como ensino de cultura afro-brasileira e indígena, cartografias sociais, corpo e corporeidade, indisciplina nas escolas, metodologias ativas, uso de multimídias em sala de aula e temas demandados pelos professores e pela temática vigente no ano da Semana. 

Entretanto, a partir da demanda dos professores por um curso institucionalmente organizado, em 2024 a Semana de Geografia irá propor uma inovação: um curso, na modalidade “Difusão”, com carga horária de 15 horas, a ser oferecido através dos Sistemas USP. O curso irá contar com a participação de vários professores do Departamento de Geografia e outros pesquisadores da área em questão: mudanças climáticas e justiça social. Os temas que serão abordados perpassam por vários assuntos, sendo eles: a problematização da existência das mudanças climáticas, produção da natureza, geopolítica das mudanças climáticas, racismo ambiental, educação ambiental e produção, consumo e cotidiano. 

A realização dessa atividade expressa o comprometimento da Semana de Geografia com a extensão universitária. Mobilizando diversos professores do Departamento e outros pesquisadores, a oferta deste curso manifesta as diversas possibilidades que podem ser construídas através da Semana de Geografia, principalmente no sentido de tensionar temas que são de extrema importância para a Geografia, mas têm o debate pautado por outras áreas, como é o caso das mudanças climáticas. Nessa ótica, o curso também cumpre um papel fundamental na atualização e promoção deste assunto com os professores da rede básica pública de ensino.

As inscrições ocorrerão do dia 25 de março à 01 de abril, exclusivamente pelo Sistema Apolo, e com todas as informações disponíveis clicando aqui.

Programa do curso:

Coordenadora: Profa. Dra. Valéria de Marcos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves

Equipe de apoio: Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo; Vagner Luis Carneiro de Campos; Larissa Helen Soares do Prado; Natham Gabriel Franco; Jaqueline Cardoso Santana; Marcos Paulo de Oliveira Barbosa Junior; Pedro Henrique Alem e Lamar; Ana Luíza Ferreira Lucena; Brendon Cantuária Alves; JùpïRã Transeunte;

Objetivo do curso: Apontar a emergência, os avanços e a multiplicidade teórico-metodológica da discussão sobre as mudanças climáticas e ambientais impactando o cotidiano e a possibilidade de analisá-lo geograficamente.

Público alvo: Interessados em geral, com ênfase aos professores de geografia da rede pública.

Modalidade: Atualização.

Tipo: à Distância.

Área de conhecimento: Geografia.

Pré-requisito graduação: não.

Critérios de aprovação: Participar de 75% das aulas síncronas.

Telefone: 11 3091-3737. 10h00m às 12h00 e 13h30m às 19h00

Contato: semangeo@usp.br

Ementa do curso:

O tema do curso se pauta no debate sobre as mudanças climáticas e ambientais no cotidiano e como podem ser discutidos no ambiente escolar do ensino básico. Nesse sentido temas como a questão da natureza e suas transformações, as mudanças climáticas, a questão ambiental, a geopolítica do clima, os impactos dessas transformações nas questões urbanas, agrárias e populacionais serão debatidos, sempre visando que a discussão alcance os alunos do ensino básico. Para tal realização contaremos, ao longo do curso, com recursos como a plataforma Google Meet, como forma de viabilizar os encontros online; acesso no Sistema E-Disciplinas da USP para facilitar a divulgação de arquivos e recados; e, para as exposições das aulas, o PowerPoint.

 

Grade curricular

Data

Horário

Dia da semana

Conteúdo

03/04/2024

18h00

-

19h30m

Quarta 

feira

Apresentação

Apresentação do curso, apresentação da equipe de professores, apresentação da equipe de monitores, apresentação da dinâmica do curso, apresentação das plataformas de compartilhamento dos conteúdos e atividades. 

Aula 01

“Existem Mudanças Climáticas?” - Prof. Dr. Emerson Galvani, DG.FFLCH-USP.

08/05/2024

Aula 02 - “Produção da natureza no capitalismo e mudanças climáticas” -  Profa. Dra. Marta Inez Medeiros Marques, DG.FFLCH-USP.

05/06/2024

Aula 03 - “Produção da natureza e desigualdades sociais” - Profa. Me. Florence Marcolino Barboza

03/07/2024

Aula 04 - “Questão ambiental e mudanças climáticas” - Profa. Dra. Rosemary Vieira, UFF

07/08/2024

Aula 05 - “Geopolítica das Mudanças Climáticas” - Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro, DG.FFLCH-USP.

04/09/2024

Aula 06 - “Racismo ambiental: das comunidades tradicionais às quebradas” - Profa. Dra. Simone Scifoni, DG.FFLCH-USP.

02/10/2024

Aula 07 - “Perspectivas para uma educação ambiental e climática” - Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan, DG.FFLCH-USP.

06/11/2024

Aula 08 - “Produção, consumo, cotidiano e mudanças climáticas” - Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves.

04/12/2024

Aula 09 - “Justiça Climática não basta! Vamos repensar o mundo em que vivemos” - Profa. Dra. Valéria de Marcos.

*a grade curricular está sujeita a modificações

 

Além das 09 aulas regulares, também serão ofertadas três mesas (de forma híbrida) durante a realização da Semana de Geografia em outubro, da qual os participantes devem escolher ao menos duas para assistirem, visando cobrir a carga horária restante. 

Mesas durante a Semana de Geografia

Data

Horário

Dia da Semana

Conteúdo

21/10/2024

14h00m

Segunda feira

Justiça Climática

23/10/2024

19h00m

Quarta feira

Turismo e Mudanças Climáticas

24/10/2024

19h00m

Quinta feira

Mudanças Climáticas na Sala de Aula

*sujeito a alterações

Bibliografia 

ACSELRAD, H.; HERCULANO, S.; PÁDUA, J.A. Justiça ambiental e cidadania. RJ: Relume Dumará,  2004.

BERNINI, C. I. A Produção da “Natureza Conservada” na Sociedade Moderna: Uma análise do Mosaico do Jacupiranga, Vale do Ribeira-SP. Tese (doutorado). São Paulo, FFLCH USP, 2015, 290p

COSTA, I.M.  A gestão democrática participativa da escola nas relações socioambientais do território e com a comunidade para além dos muros da escola: a narrativa do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade de Genebra, São Paulo/SP. TCC. Curso de Pós graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade. São Paulo:  Universidade Federal de São Paulo, 2023.

ESPINDOLA,I. B.  e RIBEIRO, W.C. Cidades e mudanças climáticas: desafios para os planos diretores municipais brasileiros, Cad. Metrop., São Paulo, v. 22, n. 48, pp. 365-395, maio/ago 2020, http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4802 

FRASER, N . Scales of justice: reimagining political space in a globalizing world New York: Columbia University Press, 2009.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras, 2020.

MARENGO, José A. (Coordenador). Riscos das Mudanças Climáticas no Brasil. INPE, 2011. (PDF online)

LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura. Blumenau: Edifurb, 2000. Cap 7: Estratégias do ecodesenvolvimento e do desenvolvimento sustentável: racionalização do capital ou reapropriação social da natureza.

OLIVEIRA, G. S; SILVA, N.F.; HENRIQUES, R.  Mudanças climáticas: Ensino fundamental e médio / Brasília : MEC, SEB ; MCT ; AEB, 2009. 348 p. -- : il. – (Coleção Explorando o ensino; v. 13). (PDF online).

Disponível em: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5204

RIBEIRO,W.C. Mudanças climáticas, realismo e multilateralismo, Terra Livre, São Paulo: AGB, n. 18, 2002.

SALLES, S. Racismo ambiental é conceito pouco usado na Universidade para analisar desigualdades.https://jornal.usp.br/diversidade/racismo-ambiental-e-conceito-pouco-usado-na-universidade-para-analisar-desigualdades/  publicado em 13.07.2023

SANTOS, Antonio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. SP: Ubu, 2023.

Ynoue, Rita Yuri et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de Textos, 2017 (Capítulo 13: Mudanças Climáticas. Disponível na biblioteca da FFLCH e do LCB/DG).

ZANI, S.V.M. Histórias pessoais como ferramenta de representatividade e conscientização sobre as mudanças climáticas. TCC. Curso de Pós graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade. São Paulo:  Universidade Federal de São Paulo, 2023.