NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

 

O projeto nasceu em 2003 a partir de alguns estudantes de Geografia que percebiam um abismo entre a universidade e a escola pública. Pensando nisso, organizaram um evento que duraria uma semana e que se voltaria, inicialmente, para a formação de professores. Entretanto, burocraticamente, o projeto necessitava da assinatura de um professor para que pudesse ter validade institucional. Nesse sentido, a professora recém contratada do Departamento, Glória Alves, decidiu apoiar o projeto se tornando a coordenadora da Semana de Geografia. Inicialmente a Semana foi concebida através do Laboratório de Geografia Urbana (LABUR), a qual a professora Glória está vinculada. 

A segunda e a terceira edição do projeto foram divididas. Enquanto a II Semana, mais uma vez se voltou à formação de professores, a III Semana trouxe um novo formato, pois foram desenvolvidos projetos ao longo do ano em diversas escolas públicas, que durante a realização do evento no fim do ano, vieram à USP para apresentá-los e conhecer o campus.

O formato que trouxe os estudantes para a universidade deu tão certo, que foi replicado nas edições seguintes, reservando o dia para as escolas e a noite para a formação de professores. Desde então, já participaram da Semana mais de 200 escolas, 10.000 alunos e aproximadamente 150 monitores. Não é à toa que somos reconhecidos como o mais longevo projeto de extensão da FFLCH-USP!

 

Foto do Eric Filipe da XVI edição da Semana de Geografia com tema "A geografia serve, em primeiro lugar, para..."

Ao longo dos últimos 17 anos, muita coisa mudou, nosso logo; nosso auditório, que agora é o Milton Santos; e nossa universidade, que agora possui cotas, permitindo o acesso a pretos, pardos e indígenas, e também estudantes baixa renda de escola pública. Mas uma coisa se preservou ao longo desse tempo: a nossa luta por uma escola pública de qualidade e uma universidade que não se distancie do ensino público.

Foto durante o ato do 15 de Maio de 2019 a favor da Educação 

 

Desde 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Semana de Geografia viu uma possibilidade de ofertar uma formação online para os professores interessados e inscritos na Semana, visto que a tradicional apresentação dos alunos na USP tornou-se inviável devido as condições sanitárias do momento. Com a Formação sendo realizada na última quarta feira de todo mês por meio da plataforma Google Meet, foi chamado essa atividade de Espaço de Debates, e foi um momento que buscou problematizar questões como ensino de cultura afro-brasileira e indígena, cartografias sociais, corporeidade, indisciplina nas escolas, metodologias ativas, uso de multimídias em sala de aula e temas demandados pelos professores e pela temática vigente no ano da Semana.

 

Edições anteriores

 

XX Semana de Geografia - 2023

Em 2023 o tema abordado foi "Nosso Mundo: por outras cartografias sociais", e teve como objetivo promover discussões acerca da relevância da produção dos mapas que trazem elementos subjetivos e objetivos, permitindo possibilidades para os estudantes inscritos na Semana construírem as representações da realidade, de forma a tensionar a cartografia hegemônica que direciona convenções do espaço a partir de suas representações. Sendo assim, propomos a pensar o nosso mundo e como ele é cartografado. A partir dessas discussões, a Semana problematiza a Cartografia e bem como tenciona novas elaborações da realidade correlacionando a Cartografia com questões sociais.

XIX Semana de Geografia - 2022

A partir do tema "Corporeidade e Geografia: o corpo no cotidiano escolar", buscou-se problematizar a predominância do modelo de escola tradicional, onde a corporeidade é frequentemente negada ou vista como um problema. A pandemia de Covid-19 intensificou essa questão, exigindo medidas de distanciamento social e isolamento. Embora a volta presencial às aulas estava ocorrendo nessa época (2022) com a vacinação, os cuidados e restrições corporais ainda eram (e são) necessários. Nesse sentido, queremos ressaltar os corpos são mais do que carne e osso; eles representam e são representados pela sociedade, refletindo suas desigualdades. A dicotomia entre corpo e sociedade dificulta a compreensão plena dessa relação, mas é essencial refletir sobre as possibilidades de existência e resistência desses corpos para além do modelo tradicional de ensino. Uma educação que evidencie a representação da sociedade no corpo e do corpo na sociedade pode contribuir para a construção de um mundo mais justo.

 

XVIII Semana de Geografia - 2021

Com o tema "Perspectivas Para o Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia no "Pós-Pandemia", a 18ª edição da Semana de Geografia propôs debates e atividades, trazendo problematizações sobre o ensino híbrido, articulando a formação contínua dos professores de escolas públicas e questionando quais as adaptações propostas a toda comunidade escolar frente ao desafio sobre o "novo normal".

XVII Semana de Geografia - 2020

Com o tema “Resistências e Possibilidades para Estágio Supervisionado em Ensino e Material Didático em Tempos de Pandemia”, a Semana foi marcada pela mudança na forma como o projeto funciona, devido a necessidade de isolamento social. Além disso, nesta edição tivemos o programa Residência Pedagógica como nosso parceiro. 

XVI Semana de Geografia - 2019

Com o tema “Espaço, Presente! Memória, Presente! Liberdade, Presente!”, a Semana trouxe à tona a temática sobre a importância pela luta e manutenção dos direitos, além de combates a qualquer tipo de opressão, como ficou explícito nas apresentações das escolas.

XV Semana de Geografia - 2018

Com o tema “Quem constrói o espaço e qual realidade queremos?”, os 15 anos da Semana foram marcados pelos recordes de participação de escolas, alunos e monitores. 30 escolas apresentaram seus projetos, com seus mais de 1.300 alunos ao longo de quatro dias. 

XIV Semana de Geografia - 2017

A XIV Semana de Geografia teve como tema “A Geografia serve em primeiro lugar para…”, em referência ao livro "A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra" do geógrafo francês Yves Lacoste. O principal objetivo foi refletir acerca da importância da Geografia no ensino básico, em um cenário onde se pretende tirar a obrigatoriedade do ensino da disciplina no Brasil.

XIII Semana de Geografia - 2016

Em 2016, foi realizada a XIII Semana de Geografia, com o tema “A luta pelo espaço público: qual escola queremos?”. A ideia foi refletir acerca das medidas do Governo Michel Temer para a educação pública como a proposta de um novo ensino médio e da Escola Sem Partido. Além disso, foi um ano onde possibilitou encontrar vários monitores que ainda participam da Semana, além de alunos de escola pública que apresentaram projetos e hoje são estudantes da universidade e inclusive monitores da Semana nesta edição, refletindo nos frutos colhidos pelo projeto. 

XII Semana de Geografia - 2015

Em 2015, aconteceu a XII Semana de Geografia, com o tema “A Construção da identidade do aluno e da aluna no espaço escolar a partir do lugar”, que objetivou problematizar a percepção do estudante sobre o espaço que ele está inserido - a escola -, e a construção da sua identidade enquanto aluno.

XI Semana de Geografia - 2014

Em 2014, foi realizada a XI Semana de Geografia, com o projeto “A formação e autonomia do professor de Geografia: o papel da Universidade na Escola”, onde houve uma parceria inédita com o projeto Solo na Escola, que acontece no Parque Cientec.

X Semana de Geografia - 2013

Já no ano de 2013, a Semana de Geografia completou 10 anos com o projeto intitulado de “Escola e Universidade: Aprendendo Juntos”. Nesse ano foi feito o filme que encontra-se no topo do site, contando um pouco da história e das experiências da Semana de Geografia.

IX Semana de Geografia - 2012

O tema proposto no ano de 2012 “A Geografia na escola e na formação de professores: estado da arte, desafios e perspectivas” discutiu como principalmente a partir da proposta curricular do estado de São Paulo e os PCN’s, o ensino de Geografia vem sendo trabalhado nas escolas e qual o papel da formação dos bacharéis e licenciados em geografia na abordagem escolar, lembrando que, o licenciado em geografia, como todos os formandos da FFLCH, só podem ser licenciados se forem bacharéis.

VIII Semana de Geografia - 2011

No ano de 2011, o tema proposto foi “A Geografia do trabalho e as transformações no mundo contemporâneo”, que discutiu como as transformações no mundo contemporâneo produtivo têm promovido crises que afetam a vida cotidiana de boa parte dos brasileiros. Neste sentido, considerou-se de suma importância verificar como isso tem interferido no mundo escolar, buscando averiguar como essas questões se colocavam na escola pública, tanto do ponto de vista social como pedagógico.

VII Semana de Geografia - 2010

No ano de 2010, o tema “Geografia e Cidadania: A escola construindo o espaço do cidadão” tratou das diferentes concepções de cidadania existentes e qual o papel da escola na formação e na criação do espaço do cidadão.

VI Semana de Geografia - 2009

Em 2009, o tema foi “Geografia e educação: Comunicando novas práticas e novas reflexões” e tratou das realizações e das dificuldades encontradas no âmbito da educação pública, proporcionando um diálogo mais aproximado entre os níveis fundamentais e médio da escola pública e a universidade pública, a fim de unir essas duas esferas tão distantes e que raramente abrem espaços para a comunicação. 

V Semana de Geografia - 2008

No ano de 2008, com o tema “Geografia, Escola e Comunidade: transformando o cotidiano escolar”, a proposta foi estreitar os laços existentes entre a escola pública e a universidade, ampliando a articulação entre Universidade e Comunidade, sem, no entanto, deixar de fomentar a discussão sobre o ensino. Para que isso fosse possível, foram selecionados e acompanhados projetos realizados em escolas da rede pública que vieram à universidade expor seus trabalhos. Além disso, foram realizadas oficinas direcionadas aos docentes e graduandos e a realização de mesas de debate. 

IV Semana de Geografia - 2007

Em 2007, a IV Semana de Geografia teve como tema “A Escola Pública sob novos olhares e novas atitudes: cercas e pontes entre a Universidade e o Ensino de Geografia”, em uma tentativa de recuperar o uso do espaço da escola e da comunidade. Com isso, houve uma articulação entre comunidade e universidade, em uma semana que foi muito rica para o debate sobre formação de professores. 

III Semana de Geografia - 2006

Em 2006, foi realizado o “I Encontro de Ensino de Geografia das Escolas Públicas de São Paulo”, que ficou conhecida como III Semana de Geografia. Ela foi a segunda parte do evento que se iniciou no ano anterior, mas dessa vez o projeto foi focado na relação dos alunos e professores das escolas públicas com a universidade. Foi a primeira vez que alunos vieram à USP apresentar projetos que realizaram ao longo do ano e dar um rolê pela Cidade Universitária. Essa edição mudou o formato da Semana de Geografia nos eventos posteriores.

II Semana de Geografia - 2005

Dando continuidade ao projeto, a II Semana de Geografia só veio acontecer em 2005 e, dessa vez, dividida em duas etapas. A primeira delas aconteceu no mesmo ano e ficou conhecida como “I Encontro de Formação e Ensino de Professores”, com os professores, graduandos e pós-graduandos de Geografia como principal público-alvo. A ideia era discutir educação em um momento de reformulação dos cursos de licenciatura. A segunda etapa só viria a acontecer no ano seguinte. 

I Semana de Geografia - 2003

Você sabe de onde surgiu a ideia de se fazer a Semana de Geografia? Tudo começou em 2002, quando alguns estudantes incomodados com a pouca relevância que a educação tinha dentro do curso de Geografia, se uniram para criar um evento que discutisse a formação de professores dentro da universidade. Além disso, o projeto “I Semana de Geografia” buscava refletir sobre o acesso e a democratização da universidade, trazendo para dentro da Universidade professores da rede pública. Inicialmente, o projeto tinha como foco contribuir com a formação de professores, entretanto com o passar dos anos e das edições seu objetivo principal mudou e começou um outro movimento para integrar a universidade e a escola pública.