CURSO DE FORMAÇÃO 2024

CURSO DE FORMAÇÃO 2024

As mudanças climático-ambientais e o debate na escola

Desde 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Semana de Geografia viu uma possibilidade de ofertar uma formação online para os professores interessados e inscritos no projeto. Com realização na última quarta feira de todo mês por meio da plataforma Google Meet, foi chamado esse momento de formação de Espaço de Debates, e foi um momento que problematizou questões como ensino de cultura afro-brasileira e indígena, cartografias sociais, corpo e corporeidade, indisciplina nas escolas, metodologias ativas, uso de multimídias em sala de aula e temas demandados pelos professores e pela temática vigente no ano da Semana. 

Entretanto, a partir da demanda dos professores por um curso institucionalmente organizado, em 2024 a Semana de Geografia irá propor uma inovação: um curso, na modalidade “Difusão”, com carga horária de 15 horas, a ser oferecido através dos Sistemas USP. O curso irá contar com a participação de vários professores do Departamento de Geografia e outros pesquisadores da área em questão: mudanças climáticas e justiça social. Os temas que serão abordados perpassam por vários assuntos, sendo eles: a problematização da existência das mudanças climáticas, produção da natureza, geopolítica das mudanças climáticas, racismo ambiental, educação ambiental e produção, consumo e cotidiano. 

A realização dessa atividade expressa o comprometimento da Semana de Geografia com a extensão universitária. Mobilizando diversos professores do Departamento e outros pesquisadores, a oferta deste curso manifesta as diversas possibilidades que podem ser construídas através da Semana de Geografia, principalmente no sentido de tensionar temas que são de extrema importância para a Geografia, mas têm o debate pautado por outras áreas, como é o caso das mudanças climáticas. Nessa ótica, o curso também cumpre um papel fundamental na atualização e promoção deste assunto com os professores da rede básica pública de ensino.

As inscrições ocorrerão do dia 25 de março à 01 de abril, exclusivamente pelo Sistema Apolo, e com todas as informações disponíveis clicando aqui.

Programa do curso:

Coordenadora: Profa. Dra. Valéria de Marcos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves

Equipe de apoio: Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo; Vagner Luis Carneiro de Campos; Natham Gabriel Franco; Jaqueline Cardoso Santana; Marcos Paulo de Oliveira Barbosa Junior; Pedro Henrique Alem e Lamar; Ana Luíza Ferreira Lucena; Brendon Cantuária Alves; JùpïRã Transeunte;

Objetivo do curso: Apontar a emergência, os avanços e a multiplicidade teórico-metodológica da discussão sobre as mudanças climáticas e ambientais impactando o cotidiano e a possibilidade de analisá-lo geograficamente.

Público alvo: Interessados em geral, com ênfase aos professores de geografia da rede pública.

Modalidade: Atualização.

Tipo: à Distância.

Área de conhecimento: Geografia.

Pré-requisito graduação: não.

Critérios de aprovação: Participar de 75% das aulas síncronas.

Telefone: 11 3091-3737. 10h00m às 12h00 e 13h30m às 19h00

Contato: semangeo@usp.br

Ementa do curso:

O tema do curso se pauta no debate sobre as mudanças climáticas e ambientais no cotidiano e como podem ser discutidos no ambiente escolar do ensino básico. Nesse sentido temas como a questão da natureza e suas transformações, as mudanças climáticas, a questão ambiental, a geopolítica do clima, os impactos dessas transformações nas questões urbanas, agrárias e populacionais serão debatidos, sempre visando que a discussão alcance os alunos do ensino básico. Para tal realização contaremos, ao longo do curso, com recursos como a plataforma Google Meet, como forma de viabilizar os encontros online; acesso no Sistema E-Disciplinas da USP para facilitar a divulgação de arquivos e recados; e, para as exposições das aulas, o PowerPoint.

 

Grade curricular

Data

Horário

Dia da semana

Conteúdo

03/04/2024

18h00

-

19h30m

Quarta 

feira

Apresentação

Apresentação do curso, apresentação da equipe de professores, apresentação da equipe de monitores, apresentação da dinâmica do curso, apresentação das plataformas de compartilhamento dos conteúdos e atividades. 

Aula 01

“Existem Mudanças Climáticas?” - Prof. Dr. Emerson Galvani, DG.FFLCH-USP.

Ementa: a aula abordou a existência das mudanças climáticas contrapondo ao discurso negacionista que tem ganhado força nos últimos anos. Através de dados cientificamente comprovados, o professor também forneceu subsídios para abordar a temática em sala de aula na educação básica.

Bibliografia indicada: "Uma breve discussão sobre o aquecimento global" página 133 à 140 do livro Climatologia Fácil, da Ercília Torres Steinke e "Considerações sobre mudanças climáticas globais", texto de José Bueno Conti, página 17 à 26 do livro Variabilidade e Mudanças Climáticas: implicações ambientais e socioeconômicas, livro de João Lino Sant'Anna Neto e João Afonso Zarantini.

Link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=sqwZDcnZNKI&list=PL-A0PPdfxKszqlCorsgVFK_Cp_5cFGXMS&index=1

Link da apresentação de slides:

https://drive.google.com/file/d/1RevDZPhLlR2nwLIaSDuCJlRfhFGWPvj2/view?usp=sharing

08/05/2024

Aula 02 - “Produção da natureza no capitalismo e mudanças climáticas” -  Profa. Dra. Marta Inez Medeiros Marques, DG.FFLCH-USP.

Ementa: nesta aula, a professora abordou a chamada Economia Verde a partir de um viés crítico, expondo as controvérsias do capitalismo em lidar com a natureza. Nessa exposição, a discussão se pauta na desconstrução da imagem da possibilidade de um "capitalismo verde" e "sustentável", visto que a matriz do sistema está pautada na exploração desenfreada dos recursos naturais do planeta. 

Bibliografia indicada: Dois trechos do livro: "Crítica à Economia Verde", autoria de Thomas Fatheuer, Lili Fuhr e Barbara UnmülBig, cujo link está a seguir. O primeiro trecho é a Introdução, página 14 à 20, e o segundo é o tópico 01 "A hegemonia dos predadores climáticos" da Parte 01, página 22 à 34. Link do livro: https://br.boell.org/sites/default/files/critica_a_economia_verde_-_boll_brasil_-_out_2016_web.pdf

Link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=-Dc_vjhX8Lg&list=PL-A0PPdfxKszqlCorsgVFK_Cp_5cFGXMS&index=5

Link da apresentação de slides:

https://drive.google.com/file/d/1BqjbPThGmUPXhRe2PYpXLbl-mLKJolwE/view?usp=sharing

05/06/2024

Aula 03 - “Produção da natureza e desigualdades sociais” - Profa. Me. Florence Marcolino Barboza

Ementa: nesta aula, a professora abordou outros aspectos que compõem a produção do espaço a partir do conceito de produção da natureza. Ao falar sobre a crise climático-ambiental, Florence destacou o componente racial que perpassa as diferentes crises, enfocando o racismo ambiental presente. Além disso, a aula traz conceitos importantes para analisar as mudanças climáticas à luz do modo de produção capitalista e dos processos de financeirização da natureza e do mercado de carbono.

Bibliografia indicada: A bibliografia sugerida para essa aula é o artigo "Desigualdade ambiental e acumulação por espoliação: o que está em jogo na questão ambiental?" escrito pelo Coletivo Brasileiro de Pesquisadores da Desigualdade Ambiental: https://drive.google.com/file/d/11TtH8c8BX-TcZ3McXCPGqpjYIXzj2Y8x/view?usp=sharing e o artigo "Natureza como estratégia de acumulação" de Neil Smith e traduzido por José Arnaldo dos Santos Ribeiro Jr: https://drive.google.com/file/d/1z8-4y_o-A7c7iJEUm7t4snXilAeg6C6s/view?usp=sharing

Link da aula: As Mudanças Climático-Ambientais e o Debate na Escola - Aula 3 - YouTube / https://www.youtube.com/watch?v=PBWQRRXvHIE&list=PL-A0PPdfxKszqlCorsgVFK_Cp_5cFGXMS&index=6

Link da apresentação de slides: https://drive.google.com/file/d/1DM1LdaKdXEr3lxZUzcPZrtpAvaLukkfJ/view?usp=sharing

 

03/07/2024

Aula 04 - “Questão ambiental e mudanças climáticas” - Profa. Dra. Rosemary Vieira, UFF

Ementa: nesta aula, a Professora Rosemary abordou como as mudanças climáticas globais estão afetando os círculos polares do planeta: tanto o norte, quanto o sul. Ao expor dados, gráficos e outras métricas, Vieira expõem as falácias das COPs e dos acordos internacionais que não tem produzido resultados necessários para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nesse sentido, professora Rosemary trouxe informações relevantes sobre os períodos geológicos, contestações científicas sobre as mudanças climáticas antrópicas e sobre o futuro desesperador que é projetado.

Bibliografia indicada: Alguns trechos da segunda parte do livro "O Decênio Decisivo", de Luiz Marques: II – A ruptura impreterível no sistema energético. Classificadas em ordem de importância: 1. A engrenagem físico-financeira da emergência climática (páginas 108-126) 2. A aceleração do aquecimento (páginas 127-148) 3. Quanto aquecimento é já inevitável? (páginas 149-164) 4. Alças de retroalimentação do aquecimento (páginas 165-182). Link: https://drive.google.com/file/d/1WGaRHEvUSRUfO0oizS5DxW9MCBzyuMMe/view

Link da aulahttps://www.youtube.com/watch?v=TzXAFnIwWRg

Link da apresentação de slides: https://drive.google.com/file/d/1k6wLLhHTYBZl7Qvu1BCMY7owaYqKXZgQ/view?usp=sharing

07/08/2024

Aula 05 - “Geopolítica das Mudanças Climáticas” - Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro, DG.FFLCH-USP.

04/09/2024

Aula 06 - “Racismo ambiental: das comunidades tradicionais às quebradas” - Profa. Dra. Simone Scifoni, DG.FFLCH-USP.

02/10/2024

Aula 07 - “Perspectivas para uma educação ambiental e climática” - Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan, DG.FFLCH-USP.

06/11/2024

Aula 08 - “Produção, consumo, cotidiano e mudanças climáticas” - Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves.

04/12/2024

Aula 09 - “Justiça Climática não basta! Vamos repensar o mundo em que vivemos” - Profa. Dra. Valéria de Marcos.

*a grade curricular está sujeita a modificações

 

Além das 09 aulas regulares, também serão ofertadas três mesas (de forma híbrida) durante a realização da Semana de Geografia em outubro, da qual os participantes devem escolher ao menos duas para assistirem, visando cobrir a carga horária restante. 

Mesas durante a Semana de Geografia

Data

Horário

Dia da Semana

Conteúdo

21/10/2024

14h00m

Segunda feira

Justiça Climática

23/10/2024

19h00m

Quarta feira

Turismo e Mudanças Climáticas

24/10/2024

19h00m

Quinta feira

Mudanças Climáticas na Sala de Aula

*sujeito a alterações

Bibliografia 

ACSELRAD, H.; HERCULANO, S.; PÁDUA, J.A. Justiça ambiental e cidadania. RJ: Relume Dumará,  2004.

BERNINI, C. I. A Produção da “Natureza Conservada” na Sociedade Moderna: Uma análise do Mosaico do Jacupiranga, Vale do Ribeira-SP. Tese (doutorado). São Paulo, FFLCH USP, 2015, 290p

COSTA, I.M.  A gestão democrática participativa da escola nas relações socioambientais do território e com a comunidade para além dos muros da escola: a narrativa do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade de Genebra, São Paulo/SP. TCC. Curso de Pós graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade. São Paulo:  Universidade Federal de São Paulo, 2023.

ESPINDOLA,I. B.  e RIBEIRO, W.C. Cidades e mudanças climáticas: desafios para os planos diretores municipais brasileiros, Cad. Metrop., São Paulo, v. 22, n. 48, pp. 365-395, maio/ago 2020, http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4802 

FRASER, N . Scales of justice: reimagining political space in a globalizing world New York: Columbia University Press, 2009.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras, 2020.

MARENGO, José A. (Coordenador). Riscos das Mudanças Climáticas no Brasil. INPE, 2011. (PDF online)

LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura. Blumenau: Edifurb, 2000. Cap 7: Estratégias do ecodesenvolvimento e do desenvolvimento sustentável: racionalização do capital ou reapropriação social da natureza.

OLIVEIRA, G. S; SILVA, N.F.; HENRIQUES, R.  Mudanças climáticas: Ensino fundamental e médio / Brasília : MEC, SEB ; MCT ; AEB, 2009. 348 p. -- : il. – (Coleção Explorando o ensino; v. 13). (PDF online).

Disponível em: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5204

RIBEIRO,W.C. Mudanças climáticas, realismo e multilateralismo, Terra Livre, São Paulo: AGB, n. 18, 2002.

SALLES, S. Racismo ambiental é conceito pouco usado na Universidade para analisar desigualdades.https://jornal.usp.br/diversidade/racismo-ambiental-e-conceito-pouco-usado-na-universidade-para-analisar-desigualdades/  publicado em 13.07.2023

SANTOS, Antonio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. SP: Ubu, 2023.

Ynoue, Rita Yuri et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de Textos, 2017 (Capítulo 13: Mudanças Climáticas. Disponível na biblioteca da FFLCH e do LCB/DG).

ZANI, S.V.M. Histórias pessoais como ferramenta de representatividade e conscientização sobre as mudanças climáticas. TCC. Curso de Pós graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade. São Paulo:  Universidade Federal de São Paulo, 2023.