SEGUNDA FEIRA (21/10): 14H00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA: "MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS"
Componentes: Profa. Dra. Nadia Gilma Beserra de Lima (USP).
Graduação, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde atuou como técnica e diretora do Centro de Diagnósticos Ambientais/Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA). Fez parte do Instituto Geológico (IG), integrante do Núcleo de Climatologia, do Centro de Estudos Geográficos da Paisagem. Além do Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA, integrante do Núcleo de Geociências, Gestão de Risco e Monitoramento Ambiental. Atualmente é Professora do Departamento de Geografia, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica.
Mediação: Vagner Luis Carneiro de Campos
Estudante de Geografia na USP. Membro da Semana de Geografia. Representante dos estudantes na Congregação da FFLCH. Bolsista do projeto LEMADI Digital e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cartografias Plurais, vinculado ao Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da USP. Iniciação científica na área de justiça climática.
SEGUNDA FEIRA (21/10): 19H00 CONFERÊNCIA: "A ANTÁRTICA NA ENCRUZILHADA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS"
Componentes: Profa. Dra. Rosemary Vieira (UFF)
Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Geografia - Universidade do Chile, doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado no Centro Polar e Climático, IGEO-UFRGS. Atualmente é Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Departamento de Geografia/Instituto de Geociências. É Pesquisadora do Programa Antártico Brasileiro. Coordenadora do Laboratório do Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA), integrado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Atuação na área de Geociências: Geologia e Geomorfologia Glacial, Sedimentologia, Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas.
Mediação: Natham Gabriel Franco
Pesquisador da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com foco em estudos sobre o uso de Estruturas Flutuantes de Grande Porte (VLFS) no Brasil. Essa pesquisa está centrada na viabilidade regulatória dessas estruturas no contexto brasileiro e internacional, com especial ênfase no desenvolvimento sustentável das operações offshore e o oceano como patrimônio comum da humanidade.
TERÇA FEIRA (22/10) - MATUTINO (9H - 12H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EMEF JOSE MARIA PINTO DUARTE
Tema: Map & Ando rios: jornada pela conexão
A área prioritária de estudo da escola foi delimitada pela bacia hidrográfica da área e o enfoque será na pesquisa sobre os córregos ocultos do entorno da escola. As questões que esse modelo de urbanização geram pra cidade, como a ocorrência de enchentes e a ocupação de áreas de várzea e mananciais. A partir desta perspectiva, podemos pensar em como a população da cidade é impactada diariamente com estes desastres. As atividades serão desenvolvidas dentro do projeto de educação integral: Map & Ando e dentro do projeto interdisciplinar com o tema Mata Atlântica que permeou o ano escolar.
Professora Responsável: Yasminni Parra Tomaz
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 65
EM ÉRICO VERÍSSIMO
Tema: Verde para quem? Uma análise geográfica da desigualdade de acesso às áreas verdes na cidade de São Paulo
A escola propôs observar as modificações das paisagens na Cidade de São Paulo ao longo do tempo, considerando diferentes indivíduos e vivências, de acordo com os agentes transformadores (sociais, físicos, culturais, políticos e econômicos).Analisaram as diversidades existentes na Cidade de São Paulo e os sujeitos na formação do território brasileiro, respeitando o direito e a cultura dos povos. Leram mapas e imagens e relacionaram-os com as questões da realidade mundial para compreender a noção de Estado e território. E ainda, estabeleceram relações entre natureza, ambiente e atividades antrópicas, apoiando-se em modelos com foco no desenvolvimento sustentável.
Professora Responsável: Larissa Loyola Cavalcanti
Número de Professores: 3
Número de estudantes: 85
EE FERNANDO GASPARIAN
Tema: Mudanças Climáticas na Escola: o Ensino das Geociências como conscientização e intervenção social, econômica e ambiental no território escolar
Tiveram o contato, através de aulas, sobre as Mudanças Climáticas no seu bairro através de observações e contextos dos impactos sociais, econômicos e ambientais, sendo o aluno um agente ativo no projeto de intervenção e transformação no seu bairro e na sua escola. Dentre os Objetivos Específicos tratados: Utilizaram o Ensino das Geociências através da análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos, entendendo a relação da comunidade com natureza expressa no bairro da escola. Este projeto vai ser apresentado pelos alunos do Ensino Médio.
Professor Responsável: Eduardo Rocha de Souza
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 45
EM ALCINA DANTAS FEIJÃO
Tema: Impacto das Mudanças Climáticas nas periferias de São Paulo
Neste projeto, foi proposto aos alunos o desenvolvimento de uma assembleia da ONU para a realização de um debate que foi dividido por grupos (que chamamos de delegações) no qual se responsabilizaram por defender ou por combater a ideia em debate acerca das questões das relações internacionais atuais a partir de alguns conceitos clássicos da Geopolítica como território, globalização, terrorismo, refugiados entre outros. Acreditamos que essa prática a partir de uma simulação da ONU pode ser um importante procedimento de ensino a ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, contribuindo para a construção do raciocínio geográfico pelos alunos ao trabalharem com perspectivas diferentes e ampliando a compreensão da Geopolítica na atualidade.
Professora Responsável: João Gabriel Marinho
Número de Professores: 1
Número de estudantes: 40
TERÇA FEIRA (22/10) - VESPERTINO (14H - 17H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EE CARLOS ALBERTO PEREIRA
Tema: Justiça Climática, repensando o mundo, de Itapecerica da Serra para a vida
A escola apresentou e discutiu os temas ligados ao clima, os ecossistemas, biomas e regionalizações brasileiras, divididos em grupos, organizados pelos líderes e vice líderes de cada turma da unidade escolar. Nesse sentido, utilizaram da discussão sobre paisagens, a formação do território brasileiro, os processos populacionais a partir dos indicadores demográficos e problematizando: disputas pelo meio ambiente. Assim culminaram no projeto consolidado através da aprendizagem colaborativa envolvendo toda a comunidade escolar (discentes, docentes e demais funcionários).
Professora Responsável: Danilo Queiroz de Oliveira
Número de Professores: 3
Número de estudantes: 35
EM IBRAHIM NOBRE
Tema: A Poética do Espaço: literatura, bosque, horta e trilhas no território da Ibrahim
Professora Responsável: Eliseu Marcolino Rosa Muzel
Número de Professores: 5
Número de estudantes: 30
EE MARINA CINTRA
Tema: É só cinza que nos cerca? Mapeando as áreas verdes do centro de São Paulo
O presente projeto teve o intuito de discutir sobre a importância das áreas verdes no centro da cidade, região onde está localizada a escola estadual Professora Marina Cintra, onda focamos o projeto no Parque Augusta e Parque do Bixiga. A ideia foi discutir a importância das áreas verdes e mapear onde elas estão e quais são as que os/as estudantes mais frequentam. A importância das áreas verdes faz conexão com um outro tema que queremos explicar: as ilhas de calor. Dentro desse projeto podemos contar a história desses parques e o quanto eles são importantes para a diminuição de ilhas de calor e trazer maior conforto térmico, além de ser mais um espaço de lazer.
Professora Responsável: Juliane da Silva Ribeiro
Número de Professores: 1
Número de estudantes: 26
TERÇA FEIRA (22/10): 19H00 MESA REDONDA: "MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ESCOLA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS"
Componentes: Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz (USP)
Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora Doutora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), atuando na área de Ensino de Geografia. Tem experiência em Geografia, atuando principalmente nas áreas de Educação Geográfica e Cartografia Escolar.
& Profa. Maria Helena Souza Nascimento (UFPA)
Graduação em Geografia Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental (UFPA),Curso de Extensão Universitária em Política Ambiental Internacional (UFPA), Especialização em Educação Ambiental (UFPA), mestranda do PROFGEO/UFPA em Ensino de Geografia. Atualmente é professora titular da Secretaria de Educação do Estado do Pará compondo a equipe de Formação de Professores na área de Ciências Humanas, preceptora do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pará. Tem vasta experiência na área de Ensino em Geografia e Estudos Amazônicos, mediado pela metodologia de projetos com ênfase em Educação Ambiental na Amazônia urbana e Insular.
Mediação: Leticia Polato Kina
Estudante de Graduação da USP. Membra da Semana de Geografia e Bolsista pelo mesmo projeto ligado ao Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP. Faz parte da docência do Cursinho Popular da FFLCH.
QUARTA FEIRA (23/10) - MATUTINO (9H - 12H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
CEI YOLANDA DE SOUZA SANTALUCIA
Tema: Seu Som, a Música Tocando em Mim
A escola realizou no CEU vivências envolvendo músicas, histórias que falam sobre o meio ambiente, sobre alimentação e o não desperdício. Houveram vivências, oficinas com música, dança relacionadas ao meio ambiente e pintura em tela para expressar as emoções, sensações e sentimentos ao ouvirem as músicas. Além de propormos para as famílias que em casa fizesse um vídeo e ilustrá-lo com uma música que eles conhecem e cantam ou já cantaram sobre meio ambiente. Sendo que todas as atividades feitas serão expostas no XXI Semana de Geografia da USP.
Professora Responsável: Joana Olher da Silva
Número de Professores: 5
Número de estudantes: 30
EM LORENÇO MANOEL SPARAPAN
Tema: Mudanças Climáticas na Escola: o Ensino das Geociências como conscientização e intervenção social, econômica e ambiental no território escolar
Tiveram o contato, através de aulas, sobre as Mudanças Climáticas no seu bairro através de observações e contextos dos impactos sociais, econômicos e ambientais, sendo o aluno um agente ativo no projeto de intervenção e transformação no seu bairro e na sua escola. Dentre os Objetivos Específicos tratados: Utilizaram o Ensino das Geociências através da análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos, entendendo a relação da comunidade com natureza expressa no bairro da escola. Este projeto vai ser apresentado pelos alunos do Ensino Fundamental.
Professor Responsável: Eduardo Rocha de Souza
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 45
EM JOÃO RIBEIRO DE BARROS
Tema: Somos onde estamos: construindo soluções equitativas para desafios de racismo ambiental e justiça climática
No projeto foi promovido reflexões críticas sobre as interconexões entre racismo ambiental, justiça climática e desigualdades socioambientais, visando capacitar os estudantes e a comunidade escolar para a construção de soluções equitativas e sustentáveis que promovam a inclusão, a preservação ambiental e a qualidade de vida. A proposta foi desenhada para que professoras/es e alunas/os pudessem juntos construir seus próprios caminhos formativos e que desenvolvessem uma perspectiva crítica sobre o racismo ambiental, tendo como pano de fundo o contexto global das mudanças climáticas e suas implicações para a Cidade de São Paulo.
Professora Responsável: Darlan da Conceição Neves
Número de Professores: 4
Número de estudantes: 36
EE ZIPORA RUBINSTEIN
Tema: Justiça climática não basta: vamos repensar o nosso mundo
Este projeto teve como objetivo fazer com que os alunos realizassem pesquisas e mapeamentos sobre os locais com maior vulnerabilidade às mudanças climáticas e aos danos ambientais, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, especificamente no bairro de Guaianases, onde está localizada a escola pública mencionada. Assim os alunos do ensino médio conscientizaram-se sobre as dimensões socioambientais envolvidas e capacitaram eles para tomar decisões e agir como protagonistas em seus espaços, promovendo a autonomia dos estudantes em seus contextos. Eles foram responsáveis por conscientizar seus colegas sobre a importância das ações ambientais e suas consequências. Os alunos terão um papel central na condução deste projeto. Assim os alunos, com a orientação dos professores, apresentarão os resultados do projeto à Universidade de São Paulo.
Professor Responsável: Eduardo Rocha de Souza
Número de Professores: 5
Número de Estudantes: 70
QUARTA FEIRA (23/10) - VESPERTINO (14H - 17H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EE AMADOR E CATHARINA SAPORITO AUGUSTO
Tema: Parque alagável sim: repensando o piscinão Sharp
O objetivo principal desse projeto foi estimular os estudantes e repensar os espaços ao seu arredor de forma crítica sobre como as autoridades fazem a gestão e o planejamento das prováveis consequências que podem ocorrer na região em que moram, em contexto de agravamento do aquecimento global. Foi feito um trabalho de campo até o Piscinão para uma aula na rua sobre as transformações socioespaciais que ocorreram naquele local e os impactos urbanos que ele trouxe para o bairro. Além de entrevistar moradores de forma qualitativa, para que eles pudessem realizar um relatório sobre as defasagens dos espaços de lazer no bairro. E, nesse sentido, apresentar os resultados na Semana da geografia da USP.
Professor Responsável: Edgar Lopes Angelo
Número de Professores: 3
Número de Estudantes: 40
EE LEVI VIEIRA DA MAIA
Tema: Dificuldades das áreas Periféricas para um melhor Desenvolvimento Urbano, econômico, social e ambiental.
O presente trabalho abordou temas como: energia sustentável; sustentabilidade na região metropolitana de Guarulhos; pesquisas de campo; implementações de possíveis energias renováveis; impactos ambientais; soluções econômicas, sociais e políticas para amenizar os impactos das mudanças climáticas. Visando expor a realidade do desequilíbrio sustentável, por meio de análises sociais.
Professor Responsável: Everton Neves Antunes de Lima
Número de Professores: 1
Número de Estudantes: 10
QUARTA FEIRA (23/10): 19H00 - CONFERÊNCIA: "MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A URGÊNCIA DA JUSTIÇA CLIMÁTICA"
Componentes: Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi (PROCAM/IEE/USP).
Possui graduação em Ciências Sociais e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University, Doutorado em Sociologia e livre Docente em Educação pela USP. Foi Professor da Faculdade de Educação da USP (1988-2018). É Professor Titular Senior do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da USP. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLImate INvestigation Center da USP. Membro da Integrated Assessment Society -TIAS- desde 2021. Coordenador do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade e Pesquisador Colaborador do IEA-USP junto ao Programa USP Cidades Globais.
Mediação: Giovanna Barboza Reis Silva
Aluna de graduação de geografia da Universidade de São Paulo (USP), atua como participante no projeto USP 90 anos e é pesquisadora de iniciação científica bolsa FFLCH.
QUINTA FEIRA (24/10) - MATUTINO (9H - 12H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EM ZULMIRA CAVALHEIRO FAUSTINO
Tema: Grêmio estudantil em ação "ENVOLVERDE"
A escola, localizada em uma região de baixa renda, enfrenta desafios sociais e ambientais significativos. Assim, foi promovido a educação ambiental e a conscientização sobre práticas sustentáveis entre os alunos, funcionários e a comunidade ao redor da escola. Nesse sentido foi proposto engajar a comunidade escolar na gestão de resíduos, promover o uso racional da água e a economia de energia elétrica, estimular a adoção de práticas sustentáveis, como a criação de hortas e a utilização de adubos orgânicos além de disseminar resultados e ampliar o impacto do projeto na comunidade e também na Semana da Geografia da USP.
Professor Responsável: Vilma Monteiro de Lima
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 90
EE ERNESTINA DEL BUONO TRAMA
Tema: A (in)Justiça Ambiental: A marca nas estruturas sociais nas zonas periféricas do Município de São Paulo e a sua relação entre racismo e meio ambiente
O espaço da escola foi utilizada para que pudéssemos compartilhar com todos os agentes envolvidos uma troca de saberes e experiências para ocuparmos o papel de orientadores sobre o racismo ambiental, possibilitando aos alunos e alunas a modificar e ou reformular conceitos, atitudes e paradigmas onde os mesmos possam compreender o seu papel na sociedade diante das diferenças. Eles refletiram, principalmente, sobre a diferença e o racismo ecológico (ambiental) e sobre a relação de racismo e meio ambiente.
Professor Responsável: Alexandre dos Santos
Número de Professores: 8
Número de Estudantes: 102
EM MINISTRO ANÍBAL FREIRE
Tema: Mudanças climáticas, como afeta o lugar onde eu vivo?
O projeto teve como objetivo investigar e debater as mudanças climáticas a partir da realidade da sua comunidade. O estudo foi realizado por meio de observações e análises desenvolvidas no trabalho de campo nos bairros Vila Ribeiro de Bairro e Vila Leopoldina. Além disso o projeto visa desenvolver o pensamento crítico e a capacidade questionadora dos estudantes na compreensão das mudanças climáticas e seus impactos sociais e ambientais. Como produção final, propõe-se a criação de podcasts com base nos conhecimentos construídos e analisados durante o trabalho de campo.
Professor Responsável: Maria Rita de Castro Lopes
Número de Professores: 5
Número de Estudantes: 70
QUINTA FEIRA (24/10) - VESPERTINO (14H - 17H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EE WALKER DA COSTA BARBOSA
Tema: Por uma escola mais verde e justa, repensando o nosso espaço e visando uma conscientização climática e sustentável além dos muros da escola Waler da Costa Barbosa
A escola teve como objetivo auxiliar os alunos na compreensão e a importância de mais verde para o espaço escolar e para sua extensão. Conhecer os prejuízos causados na cidade e identificar os bairros mais afetados por ameaças a partir da Vulnerabilidade climática podendo ser: ondas de calor ,inundações deslizamentos entre outros, a importância da árvore para a qualidade da vida humana como também sua preservação. Além de proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio e manejo do solo e o cuidado dos mesmos através das aulas teóricas e praticas e o conhecimento das sementes que foram plantadas através de atividades extracurriculares envolvendo toda vivencia de um contato direto com o solo do espaço escolar.
Professor Responsável: Alexandre dos Santos
Número de Professores: 8
Número de Estudantes: 102
EM ESTAÇÃO JARAGUÁ
Tema: Em busca das potencialidades periféricas
O projeto objetivou e estudou como visão indígena é um caminho salutar para que a Justiça Climática se efetive na prática, trazendo para todos nós uma nova relação com a natureza, em busca do bem viver consagrado em várias leis, como o citado TICP, porém ainda longe de ser plenamente realizado no cotidiano.
Professor Responsável: Henrique Macedo Justiniano
Número de Professores: 6
Número de Estudantes: 35
EM PRACINHAS DA FEB
Tema: Impactos ambientais e desenvolvimento sustentável na região da Estrada M'Boi Mirim
Os alunos foram apresentados aos seguintes conteúdos: a relação entre ação humana e meio ambiente, chuva ácida, efeito estufa e aquecimento global, questão energética, reservas da biosfera, consumo e meio ambiente, consumo consciente, desenvolvimento sustentável, entre outros. Ao final da discussão do tema, depois da realização de muitas reflexões e exercícios, os alunos realizaram um trabalho em grupo sobre o tema: um vídeo minuto que destaque os impactos ambientais ou o desenvolvimento sustentável nos bairros da Subprefeitura do M’Boi Mirim. Nesse sentido, os alunos apresentaram os vídeos produzidos pelas turmas na apresentação da Semana da Geografia da USP aumentando a importância e o alcance do trabalho, tornando este um momento de consagração da dedicação, criatividade e reflexão crítica dos nossos estudantes.
Professor Responsável: Rafael Julio Coelho
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 76
QUINTA FEIRA (24/10): 19H00 - MESA: “IDEIAS PARA ANTECIPAR O FIM DO MUNDO: QUEIMADAS”
Componentes: Prof. Dr. Júlio Barboza Chiquetto (FLACSO Brasil)
Graduado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e doutorado em Geografia Física, com foco em Climatologia e Meteorologia. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Além disso, atua como professor no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e é professor investigador no Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais (FLACSO Brasil). Suas principais áreas de pesquisa incluem poluição atmosférica, mobilidade urbana e mudanças climáticas
& Profa. Dra. Ana Paula Salviatti (USP)
É historiadora formada pela Universidade de São Paulo desde 2009 e professora licenciada pela mesma instituição. Também pela USP, é mestre em História Econômica desde 2013, com a dissertação "A Financeirização do Meio Ambiente: O caso do mercado de créditos de carbono". É doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas desde 2022, com a tese " A Ciranda Financeira no Brasil: Gênese, trajetória e Acumulação Rentista (1964 - 2022). Na pesquisa de pós-doutorado junto à Geografia da USP, analisa o processo de financeirização da agricultura brasileira.
Mediação: Giovanna Chaves Pereira
SEXTA FEIRA (25/10) - MATUTINO (9H - 12H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EE NELSON DO NASCIMENTO MONTEIRO
Tema: Explorando a Intersecção entre Desenvolvimento Industrial e Mudanças Climáticas
O projeto visou explorar duas linhas de pesquisa distintas, cada uma com um enfoque específico e relevante para compreender as complexidades do desenvolvimento industrial e suas implicações ambientais. Isso incluiu a elaboração de um cronograma de atividades, a coleta e compilação de dados, além de ter sido fornecido o material de pesquisa relevante. O objetivo foi incentivar uma abordagem interdisciplinar, aproveitando diferentes perspectivas para enriquecer a compreensão dos temas em questão.
Professor Responsável: Jorge Henrique da Silva
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 40
EE DORIVAL MONTEIRO DE OLIVEIRA
Tema: Buscando Novos Horizontes
O projeto teve como objetivo conscientizar a comunidade do bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos, sobre a preservação do Córrego Pararangaba, afluente da sub-bacia do rio Paraíba do Sul. Com base em dados locais e pesquisas, os estudantes mapearam as áreas mais afetadas, identificando problemas como descarte inadequado de resíduos e focos de contaminação. Em seguida, eles desenvolveram uma cartilha educativa para conscientizar a comunidade e ministraram palestras sobre as melhores práticas de preservação. O projeto promoveu a participação ativa dos estudantes na criação de materiais educativos e na organização de ações que envolvessem a população, criando um ciclo de aprendizado e engajamento ambiental.
Professor Responsável: Natanael Francis Silva
Número de Professores: 4
Número de Estudantes: 65
EE DOUTOR FELÍCIO LAURITO
Tema: Mudanças Climáticas e vulnerabilidade ambiental em Ribeirão Pires
A escola propos expor as ideias dos estudantes sobre mudanças climáticas, vulnerabilidade ambiental e então refletir sobre o planejamento ambiental e urbano, suas demandas e consequências, a fim de promover um plano de contingência em formato de cartilha. Além disso debateram com a comunidade escolar sobre um projeto eficaz que oriente a população em momentos de perigo e realizaram um levantamento dos principais impactos socioambientais presentes na comunidade escolar e do município. Expondo os resultados dessas pesquisas e medidas na Semana da Geografia USP.
Professor Responsável: Cilene Oliveira da Cruz
Número de Professores: 2
Número de Estudantes: 25
SEXTA FEIRA (25/10) - VESPERTINO (14H - 17H)
ESCOLAS PARTICIPANTES
EE PEIXOTO GOMIDE
Tema: Justiça Climática não basta! Vamos repensar nosso futuro, todos pelo Ribeirão dos Cavalos
O projeto buscou conscientizar sobre a preservação ambiental, desenvolver habilidades investigativas, engajar a comunidade escolar, utilizar os dados para metas e melhorias no cotidiano, além de fomentar hábitos sustentáveis. Na sequência do projeto, os alunos produziram textos sobre o antes e depois do início das atividades, produção de mudas para reflorestamento das áreas de encosta das marginais da cidade (que sofrem deslizamentos), Feira do Verde na escola com doação de mudas para comunidade e parceria com a empresa Suzano – Papel e celulose (com unidade no município).
Professor Responsável: Adriana Dalva de Lara Oliveira
Número de Professores: 5
Número de Estudantes: 26
EE ANSELMO BERTONCINI
Tema: Os impactos gerados e as soluções possíveis: estudo de caso Eucatex
O objetivo foi promover a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis na indústria madeireira, estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa, e incentivar a busca por soluções mais sustentáveis.
Professor Responsável: Brayan Cristian Fava de Cerqueira
Número de Professores: 3
Número de Estudantes: 37
EE PROFA. SEMIRAMIS PRADO DE OLIVEIRA
Tema: Reexistindo em Ubatuba: método progresso-regressivo em prática pedagógica
O projeto buscou despertar nos alunos a percepção de seu papel na sociedade, criando as bases para uma participação cidadã mais ativa e consciente em Ubatuba, com o potencial de ser replicado em outras escolas. Teve como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de entender e refletir sobre os impactos da modernização em suas vidas e nos territórios onde vivem, especificamente nos bairros Folha Seca, Rio Escuro e Corcovado, no município de Ubatuba.
Professor Responsável: Danilo Lopes Cardoso
Número de Professores:
Número de Estudantes:
SEXTA (25/10) - FEIRA: 19H00 - FILME DA MOSTRA ECOFALANTE USP E A AGENDA 2030: "INJUSTIÇA CLIMÁTICA" (2018)
Debatedores: Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves (USP)
Graduação, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) Atualmente é professor senior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, centralidade, urbanização, ensino, escola publica, periferia e ensino
& Vagner Luis Carneiro de Campos
Estudante de Geografia na USP. Membro da Semana de Geografia. Representante dos estudantes na Congregação da FFLCH. Bolsista do projeto LEMADI Digital e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cartografias Plurais, vinculado ao Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da USP. Iniciação científica na área de justiça climática.